Segurança | Sistema Instalado X Sistema em Nuvem

Compare e comprove a diferença

O que é melhor para a sua empresa: ter um sistema de gerenciamento local, instalado nas máquinas ou ter um sistema em nuvem que você acessa com uma conexão de internet?

Essa é uma questão muito comum entre empresários e a resposta para essa pergunta muda à medida que a tecnologia evolui. Há 10 anos, certamente, a melhor solução para a sua empresa seria o uso de um sistema local, já que naquela época as velocidades de conexão com a internet eram bem menores e não existiam estratégias de segurança tão avançadas quanto hoje.

Atualmente sistema em nuvens tem apresentado muito mais vantagens em relação à sistema instalados localmente. As velocidades de conexão com a internet que hoje dificilmente são menores que 1 mega permitem o rápido tráfego de dados, o que faz parecer que a aplicação é local.

Em relação à segurança, o uso de certificação digital por aplicações em nuvem dá aos usuários a segurança que eles precisam, tanto para confiarem na empresa com a qual se conectam quanto para confiarem que os dados trafegados estão criptografados e por isso não serão roubados.

img_site2

Outra confusão comum é achar que se a aplicação está instalada em um computador na empresa dos clientes, ele tem maior controle e evita que os dados sejam roubados. Mas isso não é verdade. Se a intenção é roubar dados, é muito fácil para o dono de qualquer aplicação fazer isso. Ele facilmente pode programar sua aplicação para enviar a ele os dados que são cadastrados na aplicação. A única forma de impedir isso seria não permitir que esse computador se conectasse à internet, o que nos dias de hoje é impossível.

Há outros 2 fatores menos comentados, mas também muito importantes na tomada de decisão. O primeiro deles é o suporte e o segundo é o processamento dos dados.

Quando você se limita a ter sistemas instalados localmente você também limita a aquisição de seu software à empresas locais e que possam ter acesso à sua máquina para prestar suporte. Se o computador onde seu software está instalado sofrer problemas sua empresa pode parar até que alguém faça a manutenção nesse computador. Picos de luz, falta de energia elétrica, mal funcionamento, vírus de computador, entre outros, são fatores decisivos na continuidade do seu negócio.

Em contrapartida sistemas em nuvens são instalados em máquinas com altíssima disponibilidade, onde geradores impedem que picos ou faltas de energia afetem o sistema. Essas máquinas também apresentam sistemas de segurança muito robustos, bem menos vulneráveis a ataques. E o suporte a problemas do usuário pode ser feito remotamente, uma vez que o sistema pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

Agora vamos falar de processamento. Se você tem sistemas locais precisa ter uma máquina robusta para poder tratar todo o processamento necessário para a sua empresa. Como nem todos podem ter máquinas assim, os desenvolvedores de softwares instalados localmente acabam limitando as funcionalidades de seus sistemas. Já em sistemas que funcionam em nuvens a capacidade computacional tende a ser muito maior, tornando possível que relatórios muito mais complexos sejam construídos. Ou seja, quem usa sistema em nuvens pode ter computadores mais simples em sua empresa e deixar todo o processamento ser realizado fora dela. O que faz todo o sentido, afinal, você tem uma empresa de software ou uma controladora de pragas?

Não foi à toa que o SIS Controladoras foi desenvolvido para ser um sistema em nuvens. As vantagens desse tipo de arquitetura são enormes e os riscos são mínimos. Talvez não se dê conta disso, mas você utiliza a nuvem mais do que imagina. Todos os emails que você envia são armazenados em nuvem, todas as mensagens instantâneas e SMSs que você envia são armazenados em nuvem, as fotos que você publica em redes sociais e praticamente todos os aplicativos que você usa em seu celular fazem algum tipo de armazenamento em nuvem.

O SIS Controladoras é completamente seguro. Com ele você pode ficar tranquilo pois todos os seus dados estão protegidos de verdade. Entre já em contato e saiba mais. Ligue para (61) 3254-1785 ou (61) 9 9803-0604 ou cadastre-se no formulário ao lado e nós ligamos para você em até 24h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *