5 Erros Comuns que Fazem Sua Controladora de Pragas Perder Clientes

Publicado em: 27 de junho de 2019
Categorias: Gestão e Negócios

O cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa. Descobrir formas de fidelizar essas pessoas é essencial para manter o seu negócio girando de forma saudável. 

Para começar, é essencial conhecer as maneiras mais rápidas de perder clientes, justamente para que você não cometa erros graves que afastam totalmente os consumidores. 

#1 Demorar a prestar atendimento

Nada é mais irritante para uma pessoa do que precisar falar com um atendente e ter que lidar por vários minutos apenas com uma gravação de voz do outro lado da linha. Pior ainda se a pessoa, depois de esperar bastante, não tiver o problema resolvido. É bem provável que você, sendo consumidor, já tenha passado por essa experiência desagradável. Então, se coloque no lugar do seu cliente e ofereça a ele uma solução imediata!

E se os seus operadores não conseguem atender cinco clientes por vez, talvez seja o momento de aumentar a equipe ou de recrutar freelancers para que o atendimento prestado seja rápido e eficiente. Se contratar mais funcionários não é uma opção para você, invista em um bom software que realize essas tarefas (acredite: vai te economizar muito tempo e dinheiro!). Ter agilidade no atendimento e na venda para novos clientes pode ser um fator decisivo no crescimento da sua empresa.

 

Pensando nisso, o SIS Controladoras criou a forma mais rápida que existe para fazer o cadastro de novos clientes, gerar o preço e o orçamento, enviar o orçamento ao cliente por email e ainda agendar serviços. Depois de conquistar clientes é hora de fidelizá-los. É aí que a sua empresa deve manter em dia o contato com eles. Para isso, o SIS Controladoras também oferece uma excelente ferramenta de telemarketing que se integra a um poderoso CRM. Ele permite manter históricos completos de conversas com clientes, acompanhar os estados de suas ordens de serviço, dos orçamentos e muito mais. 

#2 Não atender às reclamações

Ignorar as reclamações do consumidor é pedir para ele não voltar a contratar o seu serviço. Além de responder à todas as demandas do cliente, vá além: escute com atenção, crie um relacionamento e mostre que sua empresa está disposta a corrigir o erro o mais rápido possível. E se prometeu, faça! 

#3 Mentir 

Essa hipótese deve ser 100% descartada pela sua controladora de pragas. Seja honesto com o cliente, por mais difícil que possa parecer. Uma empresa que mente, seja na hora de fechar uma venda, seja ao realizar o serviço ou mesmo depois dele, está fadada ao fracasso (especialmente em tempos de redes sociais, em que uma reclamação é capaz de difamar e destruir a imagem da empresa). A quebra de confiança e perda de credibilidade são caminhos sem volta.

#4 Não estar preparado

O conhecimento é fundamental no atendimento ao cliente, que pode fazer todo tipo de pergunta. Não deixe espaço para dúvidas e ambiguidades. Se a equipe da sua controladora de pragas não está pronta para responder questionamentos de potenciais clientes, talvez seja hora de oferecer treinamentos e cursos de reciclagem. 

#5 Não fazer acompanhamento de vendas

A falta de indicadores que possam refletir o desempenho do atendimento da sua empresa prejudica e muito a imagem que o cliente tem do empreendimento. Outro problema relacionado ao não acompanhamento de vendas é a diferença de tratamento que o consumidor muitas vezes recebe durante o relacionamento com a empresa… No processo de pós-venda, dê ao consumidor a mesma atenção recebida por ele antes de fechar negócio.  

Sem um bom atendimento e um pós-venda efetivo, sua controladora de pragas corre o risco de perder para sempre o cliente, como demonstra o texto a seguir, escrito por Sam Walton, fundador do Walmart. 

 

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado. Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? ‘Eu sou o cliente que nunca mais volta’.

 

 

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