Controladora de pragas: 5 dicas para aperfeiçoar seus processos
Que tal aperfeiçoar os processos internos da sua controladora de pragas e contribuir diretamente para que ela funcione de forma mais eficiente?
A melhoria de processos internos é uma das principais formas de aumentar a produtividade da equipe, oferecer uma melhor experiência para os seus clientes e ajustar o fluxo de trabalho.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar a aperfeiçoar os processos da sua controladora de pragas e torná-la um destaque no mercado. Continue a leitura e confira!
Table of Contents
Quais são os principais processos de uma controladora de pragas?
1. Administrativo
Os processos administrativos de uma controladora de pragas são, muitas vezes, os que mais ocupam tempo dos gestores e administradores. Afinal, é no setor administrativo que é definido o planejamento estratégico, feita a gestão de tarefas e a análise de dados, entre outras tarefas fundamentais para a tomada de decisão assertiva focada no crescimento da empresa.
2. Financeiro
O setor financeiro é responsável por administrar os recursos da controladora. Para isso, utilizam-se práticas, métodos e ações que tornam possível análises, planejamento de metas, controle de gastos, identificação de investimentos, gestão de impostos etc.
O objetivo principal desse setor é garantir que a empresa cumpra os seus objetivos financeiros e não gere mais gastos do que receitas.
3. Gestão de pessoas
O setor de gestão de pessoas é responsável por administrar o capital humano do negócio. As atividades englobam a admissão e demissão de colaboradores, organização de treinamentos e capacitações, estabelecimento de políticas para a retenção de talentos, entre outras.
4. Controle de estoque
O objetivo do controle de estoque é informar com clareza e precisão as quantidades de cada item existente na controladora de pragas, evitando que faltem produtos na hora de atender um cliente, que se compre mais do que o necessário ou até mesmo que ocorram perdas de produtos por vencimento.
As atividades desse setor envolvem inspeções periódicas do estoque, registro de saídas e entradas de materiais, compras etc.
5. Gestão de clientes
A gestão de clientes envolve o atendimento, as estratégias para reter e conquistar novos clientes, o cadastro e a gestão, o relacionamento etc.
Para isso, existem plataformas de Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português, que possibilitam gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
5 dicas para aperfeiçoar os processos da sua controladora de pragas
1. Documente as atividades realizadas em cada setor
Antes de dar qualquer passo rumo ao crescimento do seu negócio, é importante identificar quais são os processos que são realizados diariamente. Para isso, observe individualmente cada setor, identifique as tarefas e faça a documentação delas.
Isso ajudará a identificar os processos que precisam de ajustes. Aqui, é importante contar com a participação das pessoas envolvidas com o setor, para se ter uma visão mais clara do dia a dia.
2. Elabore um padrão a ser seguido por toda a equipe
Fazer a padronização de processos pode gerar benefícios como: uso correto dos recursos, aumento da produtividade, redução de custos, menos variabilidade etc.
Uma das principais ferramentas para fazer a gestão de processos é o Procedimento Operacional Padrão (POP). Esse documento funciona como uma espécie de instrução de como uma atividade deverá ser executada. É um documento muito útil que visa a padronização de processos, para evitar erros e variações.
3. Capacite seus colaboradores para que todos estejam na mesma página
De nada adianta ter bons processos definidos e implementados se os colaboradores não estão aptos para segui-los.
Por isso, é necessário investir em capacitação. Colaboradores melhor capacitados produzem mais, ficam mais satisfeitos com seu trabalho e realizam as atividades com mais conhecimento, tornando a empresa mais eficiente.
4. Faça um inventário completo e detalhado do seu estoque
Um inventário de estoque consiste, basicamente, em uma listagem completa de todos os produtos armazenados em sua empresa. Ele é importante para certificar que a empresa realmente possui o estoque que acredita ter, isto é, os produtos que lá estão e o volume de cada um deles.
Fazendo um inventário completo e detalhado do seu estoque, você saberá quais as mercadorias de maior e menor fluxos e poderá tomar decisões estratégicas mais assertivas na hora de comprar os insumos necessários para o negócio.
5. Automatize os processos através de um sistema de gestão
Hoje em dia a tecnologia está cada vez mais presente nos fluxos de trabalho. Algumas atividades inclusive, parecem impossíveis de serem realizadas sem a ajuda dela.
E em uma controladora de pragas não é diferente.
Automatizar os processos através de um sistema de gestão é uma escolha inteligente. Isso porque um software desenvolvido especificamente para esse ramo de atuação possui funcionalidades exclusivas e condizentes com o negócio, atendendo as necessidades relacionadas a ele.
Assim, é possível ter uma visão completa da sua controladora de pragas e realizar planejamentos de curto, médio e longo prazos.
Mas qual sistema de gestão utilizar?
A SIS Controladoras conta com um software completo que é líder no mercado de controladoras de pragas e vetores. Ele foi desenvolvido por uma equipe que entende a realidade de empresas que atuam no ramo e oferece funcionalidades, ferramentas e inovações específicas desse mercado que nenhum outro sistema oferece.
Além disso, sua empresa pode testá-lo gratuitamente por 30 dias!
Entre em contato conosco para mais informações ou inicie agora mesmo seu teste grátis, é só clicar aqui.