Black Friday: como aproveitar a data

Publicado em: 18 de novembro de 2021
Categorias: Gestão e Negócios
black friday

Novembro é um mês bastante especial para empresas que trabalham com vendas de produtos e serviços devido à Black Friday, que é uma excelente data para aumentar o número de vendas.

E a Black Friday 2021, que acontecerá na sexta-feira, 26/11, é ainda mais especial, pois com a melhora nos índices da pandemia mundial do novo coronavírus e o consequente reaquecimento da economia, muitas pessoas estão aguardando a data para adquirir produtos e serviços com ótimos descontos.

Neste artigo que a SIS Controladoras preparou, nós vamos trazer algumas maneiras para que sua empresa possa aproveitar de forma efetiva a data, conquistando vendas e trazendo mais clientes para a sua base. Confira a seguir!

O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 e ela acontece na sexta-feira posterior ao tradicional feriado de Ação de Graças norte-americano.

Os comerciantes da Filadélfia, a maior cidade do estado da Pensilvânia, começaram a aproveitar que muitas pessoas estavam de folga após o feriado para fazer promoções em seus estabelecimentos, atraindo uma grande quantidade de clientes.

A polícia da cidade passou a chamar o dia de Black Friday, pois precisava aumentar o número de policiais atuando nas ruas e monitorando o trânsito, tudo devido à grande quantidade de consumidores circulando. E foi assim, desse jeito um pouco inusitado, que surgiu a hoje mundialmente famosa Black Friday.

Em poucas décadas a ideia se espalhou por todo os Estados Unidos e, em seguida, foi conquistando outros países, inclusive o Brasil, onde tem feito bastante sucesso, principalmente nos últimos anos.

Como aproveitar a data?

Para sua empresa aproveitar a Black Friday é necessário que, em primeiro lugar, ela ofereça promoções reais e que sejam distintas das demais descontos ofertados em outras épocas do ano.

As ofertas precisam ser mais atrativas e diferenciadas, para que os consumidores saibam que só encontrarão essa promoção especificamente durante a Black Friday. Assim, seu cliente tem mais tendência a concluir a compra, pois sabe que se não a efetuar neste momento, perderá a oportunidade.

Além de descontos e promoções reais, é preciso investir na divulgação do que está sendo oferecido, pois aqui, a famosa máxima do “quem não é visto não é lembrado” faz todo o sentido.

Para driblar a concorrência e encorajar as vendas, é preciso que os potenciais clientes conheçam a sua empresa e se interessem pelo produto ou serviço oferecido, por isso, invista principalmente em formas atrativas de divulgação através dos canais que seu público mais usa.

Outra excelente ideia é estender a Black Friday para uma semana (costumeiramente chamada de Black Week) ou mesmo para o mês de novembro inteiro (conhecido como Black Month), dando mais tempo para que as vendas aconteçam.

O que controladoras de pragas podem fazer para a data?

É essencial ressaltar que embora a Black Friday tenha surgido originalmente no contexto do comércio varejista, atualmente ela é uma data importante para todos os segmentos, inclusive o de empresas que atuam no ramo de controle de pragas e vetores.

Para começar, sua empresa pode oferecer promoções personalizadas para quem já é cliente, fidelizando a sua base. Uma boa opção é enviar um e-mail marketing para esses clientes, ressaltando que eles possuem descontos exclusivos, que podem ser feitos através de vouchers ou cupons.

Você pode também ofertar um período de tempo mais amplo para a realização do serviço, desde que ele seja adquirido na Black Friday. Isso porque, muitos clientes podem ter interesse em fechar negócios, mas querem usufruir do que compraram posteriormente, principalmente se esse cliente estiver em dia com a desinsetização do seu ambiente.

É possível ainda, oferecer pacotes com um serviço periódico, como por exemplo, um desconto maior se o cliente optar por contratar mais de uma desinsetização ou mesmo um desconto progressivo: quanto mais serviços ele contratar, mais desconto ganha.

Independentemente das formas que sua empresa escolher para atuar na Black Friday, o mais importante é cumprir exatamente com o que foi ofertado.

E, para organizar melhor tudo relacionado à Black Friday, não perder datas de serviços, garantir que os valores recebidos estão corretos, entre tantas outras coisas, o software da SIS Controladoras é a melhor maneira, pois ele integra totalmente as mais diversas áreas da sua empresa.

Entre em contato com a gente e saiba tudo o que podemos oferecer para sua empresa!