Como ter uma equipe mais qualificada?

Publicado em: 23 de março de 2020
Categorias: Gestão e Negócios

Toda empresa deve ter um plano de ação para evoluir, conquistar mais clientes e crescer. E quando uma empresa expande, é de extrema importância a equipe de funcionários acompanhar essa mudança. Quanto mais qualificados forem seus colaboradores, mais vão otimizar o tempo, surgir com novas soluções para os problemas e ajudar sua empresa a crescer. 

E hoje, as empresas precisam sempre se atualizar e modernizar para acompanhar as mudanças do mercado, que avançam rapidamente. No caso das Controladoras de Pragas, há alguns temas e habilidades importantes de serem estudados para que seus funcionários possam exercer o trabalho com mais velocidade e autonomia. 

Controle de pragas

Muitos dedetizadores fazem o curso de controle de pragas, mas não dão continuidade aos estudos. Esse é um campo bastante extenso e há sempre novos produtos, técnicas e novidades que valem a pena serem aprendidas.

Cursos de reciclagem, de novos equipamentos e técnicas sempre são bem-vindos. Quanto mais conhecimento a sua equipe tiver, melhor para o negócio como um todo. Por isso, incentive e ajude, na medida que sua empresa puder, novos cursos profissionalizantes, participação em feiras ou até a troca de experiências entre funcionários. 

Conhecimento nunca é demais. E quanto mais novidades e recursos você oferecer aos seus clientes, melhor. Além da possibilidade de cobrar mais por serviços diferenciados, você consegue atrair uma gama maior de pessoas interessadas e fechar negócios com mais rapidez. 

Vendas e atendimento ao cliente

Esse serve tanto para a equipe de atendimento, responsável por atender telefone, responder emails e fechar contratos, quanto para a equipe que sai na rua e faz o trabalho de controle de pragas.

Atender os clientes com excelência é o primeiro, e o mais importante, passo para fidelizar a clientela. Tratá-los com respeito, oferecer um bom serviço e utilizar algumas técnicas de venda na hora do atendimento domiciliar podem fazer com que o cliente feche outros contratos, indique para amigos ou até poste um bom feedback nas redes sociais. 

Outra questão importante é pensar no marketing da sua Controladora de Pragas. Quem vai ficar responsável por publicar nas redes sociais e alimentar o seu site? Oferecer um curso de marketing digital para esse funcionário pode ser um bom investimento, já que vai melhorar a imagem da sua empresa na internet. 

Controle financeiro e gestão

Não é só de pragas que vive uma controladora. Preparar orçamentos, manter o controle do estoque e do fluxo de caixa são essenciais para uma gerência de sucesso. Mas quando mais clientes você atinge, mais a burocracia cresce. E quando você vê, resolver a papelada ocupa mais tempo do que você gostaria. 

Quanto mais você e sua equipe entenderem de finanças e gestão, mais vão poder usar esses conhecimentos para melhorar o dia a dia da empresa. Atualmente existem softwares, plataformas de armazenamento em nuvem e muitas tecnologias para assegurar seus documentos importantes e facilitar a rotina da sua equipe. 

Pesquise, teste e escolha a melhor metodologia para o seu caso. O que nos leva ao nosso próximo tópico…

Softwares e plataformas online

Essa parte é reservada à modernização dos seus colaboradores em relação aos softwares e plataformas de gestão. Atualmente, uma empresa que não tem presença digital, que não atualiza a forma como trabalha, fica para trás. 

Por isso, ao adquirir um novo software, seja para controlar a gestão, as finanças ou as vendas, é importante que toda a sua equipe aprenda a usá-lo. Geralmente, as empresas responsáveis pelas plataformas disponibilizam cursos para ajudar na implementação do programa. 

Reserve um horário na agenda dos seus funcionários para que eles possam aprender todas as ferramentas e possibilidades do novo software. Pode ser difícil de adaptar a rotina no início, mas com o tempo, eles conseguirão automatizar algumas tarefas diárias e terão mais tempo livre para as outras demandas. 

Esse tipo de aperfeiçoamento pode ser um divisor de águas entre manter sua controladora do jeito que está e alcançar novos patamares. Gerar conhecimento, dividir informação e investir em qualificação são os primeiros passos para evoluir e crescer, levando todo a sua equipe junto.