Os Principais Erros ao Iniciar uma Controladora de Pragas

Quem é marinheiro de primeira viagem e está iniciando agora um negócio tem pela frente um desafio e tanto: entender técnicas de gestão e comportamento, entre várias outras habilidades, para ter sucesso no empreendimento.

Para te ajudar a atravessar a fase inicial de forma mais tranquila e com mais chance de alcançar o sucesso, listamos os principais erros ao iniciar uma controladora de pragas.

1. Não Ter um Plano de Negócios

O plano de negócio é o melhor investimento que o empreendedor pode fazer antes de abrir o negócio. Alguns insistem em pular essa parte pensando que vão “economizar tempo” e “cortar caminho”. Bem, é justamente o contrário. Fazendo uma analogia bem simples: imagine entrar em um avião cujo piloto não sabe que rota vai seguir para chegar ao destino…

Sem um planejamento prévio sua controladora de pragas não consegue chegar muito longe e corre o sério risco de falir no primeiro ano de vida. Por isso, invista seu tempo montando um plano de negócios. Lembrando que ele não é um documento estático, mas sim dinâmico e que vai mudar conforme você avançar em pesquisas, discussões com sócios, clientes e outras pessoas que considere relevantes nesse processo.

2. Atuar na Informalidade

Segundo pesquisa recente da Organização Internacional do Trabalho, no mundo, 85% das pessoas que atuam por conta própria estão no mercado considerado informal.

À primeira vista a informalidade pode ser atrativa para quem acabou de abrir o negócio. Se avaliar com mais cuidado, vai perceber que sem o devido registro, sua controladora de pragas não terá como crescer.

Isso porque somente com a abertura de CNPJ você conseguirá emitir notas fiscais, solicitar empréstimos e usar máquina de cartão de crédito. Além disso, atuar na informalidade significa que os clientes vão enxergar seu negócio como amador, o que vai fazer você perder mercado.

3. Não Cuidar da Gestão Financeira

Ter uma gestão financeira desorganizada ou não ter qualquer controle (o que é pior ainda!) compromete o crescimento saudável da sua controladora de pragas. Ter um fluxo de caixa e saber tudo que entra e sai da empresa é fundamental no controle das finanças. Se você tem muitas dúvidas e não sabe por onde começar, tenha um contador e contrate com sistema que cuide muito bem do seu financeiro.

SIS Controladoras é um sistema completo que ao registrar uma ordem de serviço automaticamente também gera o boleto e a nota fiscal eletrônica e anexa os dois em um email que é enviado ao seu cliente. Com isso você ganha algo valioso: tempo.

Vamos fazer as contas. Uma empresa que emite 100 notas fiscais e 100 boletos por mês e tem que enviar todos eles aos clientes chega a economizar mais de 16 horas e 40 minutos por semana usando o SIS Controladoras. Já pensou nisso? São mais de 33 horas por mês. Quase uma semana de trabalho economizada em trinta dias só com essa funcionalidade.

Mas você ganha ainda mais tempo. Depois que o cliente paga os boletos basta copiar o extrato bancário, colar no SIS Controladoras e pronto: ele faz a baixa automática dos pagamentos. Com essa funcionalidade a mesma empresa que emite 100 boletos chega a economizar 5h por mês. Quanto valem essas horas economizadas? Pense nisso. COM TODO O TEMPO QUE ECONOMIZA VOCÊ PASSA A TER DISPONIBILIDADE DE SOBRA PARA ORGANIZAR, PLANEJAR E EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS.

4. Deixar de Negociar com os Fornecedores

Aprenda e negociar com fornecedores – se tiver um bom fluxo de caixa, sua controladora de pragas pode por exemplo realizar compras maiores e ao pagar à vista conseguir um desconto maior, o que significa lucros maiores no momento da venda.

5. Não Investir em Marketing

Divulgar o serviço da sua controladora de pragas é fundamental para que seus potenciais clientes saibam onde te encontrar e o que esperar do seu atendimento. O marketing e a divulgação são muito importantes em todas as etapas de um empreendimento, mas se você está começando agora, deve ter atenção redobrada nas estratégias de comunicação.

As empresas que não tem um sistema de gestão completo ficam desinformadas, não sabem em que investir e desperdiçam muito dinheiro em ações que não geram resultado. Já quem usa o SIS Controladoras sabe exatamente onde deve investir para atrair mais clientes com o melhor investimento possível. Sabe exatamente quais são as campanhas que geram resultados positivos e devem ser mantidas e aquelas que não tiveram bom desempenho e devem ser canceladas ou alteradas.

Esse e outros artigos você confere no aplicativo Wiki Pragas, disponível na Google Play ou pelo portal da Universidade das Pragas.