Manejos de pragas: minha empresa precisa atender todos os tipos?

Publicado em: 4 de novembro de 2021
Categorias: Gestão e Negócios
manejos de pragas

Se você é proprietário de uma controladora de pragas e vetores ou está pensando em abrir um negócio nesse segmento de atuação já deve ter parado para pensar se sua empresa precisa atender a todos os tipos de manejos de pragas, não é mesmo?

Esta é uma pergunta muito comum tanto para empresas que já atuam no ramo quanto para aqueles que estão pensando em ingressar nele, afinal, é a resposta a esta questão que vai determinar se sua controladora está no caminho certo ou se o modelo do negócio que você pensa em adotar está de acordo com as necessidades do seu público-alvo.

Por isso, nós da SIS Controladoras, montamos este artigo para você, com informações preciosas para os empresários que atuam com controle de pragas e vetores. Venha conferir o que preparamos para você!

Como funciona o mercado de controladoras de pragas e vetores?

No mercado das controladoras de pragas e vetores existem empresas que atuam em todos os tipos de manejos de pragas e empresas que decidem segmentar seu campo de atuação. Entre elas, podemos destacar as seguintes áreas:

  • Desratização: atuam com desratização as empresas especializadas em roedores, que são uma das cinco pragas mais comuns nos centros urbanos. Pelo fato de os ratos transmitirem diversas doenças, tanto para animais como para humanos, essas empresas devem ter muita atenção e cuidado ao realizar o controle integrado de pragas.
  • Descupinização: as empresas que atuam com descupinização também trabalham com uma praga muito comum, os cupins, que têm grande poder de destruição, notadamente em ambientes que possuem madeira. As empresas desse segmento, ao atuar no manejo integrado, devem estar atentas ao poder de resistência dos cupins.
  • Desinsetização: as empresas que trabalham com desinsetização atuam no combate a diversos tipos de insetos, além de aracnídeos e outros pequenos animais que costumam infestar ambientes diversos. Devem atuar com um manejo integrado que possa combatê-los de maneira eficaz.

Benefícios e vantagens para o negócio com os diversos manejos de pragas

Atuar com diversos tipos de manejos de pragas pode trazer diversas vantagens e benefícios para sua empresa. Provavelmente o principal deles é oferecer todo tipo de serviço que seu cliente possa vir a precisar.

Sendo assim, independentemente do tipo de infestação com a qual ele esteja lidando, ele poderá contatar a sua empresa para realizar o manejo integrado, estabelecendo um vínculo que, caso o serviço prestado seja satisfatório, pode se estender por muito tempo.

E você sabia que o software da SIS Controladoras pode te ajudar nisso? Entre suas muitas funcionalidades está a de inserir todas as informações referentes aos seus clientes, assim você poderá se antecipar e oferecer serviços periodicamente, sempre que detectar a necessidade de manutenção do manejo, que, em muitos casos, deve ser realizado periodicamente.

Como avaliar qual segmento devo seguir em meu negócio?

A verdade é que o mercado das controladoras de pragas e vetores é bastante amplo e existem diversas formas de obter sucesso trabalhando nele. Não existe uma receita pronta ou fórmula mágica, porém alguns pontos devem ser analisados com cuidado.

O primeiro deles é analisar o público-alvo da sua empresa ou futura empresa. Isso porque, em um país de dimensões continentais como o Brasil, existem tantas variações que seu sucesso depende muito da sua região, do porte da cidade de atuação, do perfil dos potenciais clientes.

Por exemplo, se você tem ou vai abrir sua controladora de pragas em uma cidade pequena, convém analisar se existem outras empresas atuando no mesmo ramo, se elas atendem a todos os tipos de manejos de pragas, se há espaço para que sua empresa atue globalmente ou se é melhor investir em um tipo específico.

Já se você está localizado em cidades de médio ou grande porte, com certeza haverá diversas outras empresas atuando no segmento. Sendo assim, convém analisar, por exemplo, se é melhor uma empresa full service que atue em uma região específica ou se o ideal é focar em um nicho e atender o município inteiro.

O essencial é pesquisar exaustivamente, para que sua empresa possa ter sucesso na forma como decidir trabalhar.