4 fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas

4 fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas

Você provavelmente já ouviu o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, certo? Antecipar-se a um prejuízo é uma atitude que se encaixa em diversos contextos em nossa vida, inclusive no controle de pragas urbanas.

Isso porque a melhor forma de garantir um bom controle de pragas é estar atento a práticas e cuidados que dificultem a infestação dessas espécies. 

Para isso, é preciso levar em consideração 4 fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas em casas, jardins e estabelecimentos comerciais. Conheça quais são eles a seguir!

Quais são os 4 A’s do controle de pragas?

Os 4 A’s do controle de pragas são elementos muito procurados por pragas urbanas como baratas, escorpiões, ratos, cupins etc. São eles: água, alimento, abrigo e acesso.

Tomando os devidos cuidados com esses elementos, é possível evitar os incômodos e prejuízos causados pelas visitas desses insetos e animais. Vamos conhecer cada um deles:

1. Água

Um dos cuidados fundamentais que precisamos ter é com o acúmulo de água, afinal, é o um ambiente favorável para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya, febre amarela e zika. 

O acúmulo de água também pode servir para saciar a sede de outros animais, como os ratos. 

Por isso, alguns cuidados são fundamentais: 

  • Mantenha a caixa d’água higienizada a cada seis meses, conforme recomendação da ANVISA, e a mantenha sempre fechada;
  • Limpe piscinas com cloro regularmente e mantenha a área fechada quando não estiver em uso; 
  • Não deixe água parada em vasos, garrafas, pneus e outros locais propícios para o acúmulo;
  • Retire as folhas de calhas para que o escoamento de água não seja prejudicado. 

2. Alimento

Alguns alimentos são capazes de atrair com mais facilidade insetos e roedores que buscam por migalhas e restos de comida para se alimentar. Estabelecimentos que manuseiam alimentos, como restaurantes, padarias, indústrias alimentícias, hospitais e escolas, por exemplo, devem ter um cuidado especial nesse quesito. 

Os cuidados com este fator incluem: acondicionar de maneira correta os alimentos, manter as embalagens sempre fechadas, conservar o ambiente limpo, fazer o descarte dos lixos corretamente, higienizar todos os utensílios e eletrodomésticos de cozinha; realizar a limpeza da caixa de gordura periodicamente, não deixar restos de comida em áreas externas e fazer o descarte dos lixos diariamente.

3. Abrigo

As pragas urbanas estão sempre em busca de abrigo. Gavetas, armários, vasos, vãos de assoalho, forros e entulhos são alguns dos locais preferidos para se esconderem e até mesmo se reproduzirem.

Por isso, lembre-se de limpar os cômodos com frequência e mantenha-os arejados. Também é preciso ficar de olho em buracos e não acumular entulho nem interna nem externamente.

4. Acesso

O último “A” do Controle de Pragas é o acesso. Devemos dar atenção a frestas, rachaduras, ralos, telhados, forros, portas etc. Esses são alguns dos caminhos que facilitam o acesso de pragas urbanas para o ambiente interno. 

É possível fazer o uso de barreiras ou modificar a temperatura e/ou a luminosidade do ambiente para minimizar os riscos de infestação.

Como prevenir infestações de pragas urbanas e o que fazer quando elas aparecem?

Mantendo os cuidados com os quatro fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas já é possível prevenir infestações. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) também é uma maneira eficiente de fazer o controle de pragas. 

O principal objetivo da técnica é alcançar um nível de controle, ou seja, evitar que as pragas causem danos ao ambiente e a nossa saúde, além de prejuízos econômicos. Para isso, são utilizadas combinações de duas ou mais formas de controle, que podem ser principalmente: biológicos, físicos, químicos e/ou educacionais.

Para a contratação deste serviço é preciso entrar em contato com uma Controladora de Pragas, pois são necessários conhecimentos específicos, como biologia de espécies, entendimento dos riscos envolvidos, entre outros aspectos importantes para aplicação do método. 

Caso o seu ambiente já esteja recebendo visitas indesejadas de pragas urbanas, é possível fazer a contratação do serviço de desinsetização, que consiste na aplicação de produtos químicos para o controle das pragas identificadas no local.  

A SIS Controladoras atua em parceria com as melhores Controladoras de Pragas do Brasil, através da disponibilização de um software de gestão desenvolvido especialmente para empresas desse segmento. Teste grátis por 30 dias e descubra todas as funcionalidades do nosso software!