Como enviar orçamentos e fechar mais contratos para a sua controladora de pragas

Publicado em: 28 de agosto de 2020
Categorias: Gestão e Negócios
orçamentos

A maior parte dos clientes desistem de fechar o negócio durante a negociação, que acontece entre o primeiro contato e a avaliação dos orçamentos. Isso pode ocorrer por diversos fatores, como disputa entre controladoras de pragas concorrentes.

Mas é muito importante que você não perca clientes por demora no atendimento, no envio dos orçamentos ou no acompanhamento da venda. Se a sua empresa se encaixa na segunda opção, separamos algumas dicas para que você possa oferecer um atendimento de excelência e fechar mais contratos, confira! 

Preparação prévia dos orçamentos

A sua preparação deve começar antes mesmo do cliente entrar em contato. Quando receber uma ligação, você precisa ter em mãos todas as perguntas que precisa fazer para conseguir dar o orçamento. 

Coletar algumas informações e depois ter que ligar novamente para tirar dúvidas, pode passar a ideia de desorganização e despreparo. Para evitar dar essa primeira impressão, faça uma lista das informações mais importantes:

  • Esse é um cliente residencial ou comercial?
  • Qual o tamanho do espaço a ser dedetizado?
  • Qual sua localização?
  • Quais pragas ele precisa combater?
  • Esse é um serviço eventual ou periódico?

Fazendo essas perguntas no primeiro contato, você vai estar apto a responder algumas outras, como:

  • Quantos dedetizadores preciso mandar para esse serviço?
  • Quais materiais serão usados e em qual quantidade?
  • Quais equipamentos preciso levar?
  • Há gastos extras, como gasolina ou almoço dos funcionários?

Com essas informações, você consegue montar orçamentos completos de forma rápida e eficaz. 

Na hora do atendimento

O atendimento ainda é a melhor arma para a equipe de vendas. É comum vermos reclamações de atendimento péssimo na internet por empresas que deixam a desejar no relacionamento com o consumidor. 

Se você quer que a sua controladora de pragas se destaque e ofereça um serviço de excelência, precisa treinar seu time de vendas para isso. Atender bem não é apenas ser educado e dizer bom dia. É necessário, acima de tudo, respeitar o espaço do cliente, seu tempo de escolha e decisão. 

Para isso, informe ao cliente até quando você enviará o orçamento e, claro, cumpra esse prazo. O ideal é que você envie em até um dia útil. Lembre-se que, geralmente, fazemos orçamentos em mais de uma empresa antes de fechar negócio. Se demorar muito para enviar a proposta, pode perder o cliente para o concorrente. 

Aguardando a resposta dos orçamentos

É nessa parte que surgem a maior parte das dúvidas. Devo retornar a um cliente perguntando se ele aceitou o orçamento? Quanto tempo esperar para entrar em contato? Como cobrar esse retorno?

Bom, primeiro de tudo é: sim, você deve entrar em contato caso não tenha tido uma resposta do cliente. Essa técnica é chamada de follow up de vendas ou acompanhamento de vendas em português. Ela pode ser usada tanto ao longo do fechamento do contrato quanto depois, no pós-venda

Se você tiver seguido a etapa anterior e avisou o cliente que entregaria o orçamento em até um dia útil, ele já estará aguardando a sua resposta. Se ele não entrar em contato até o dia seguinte do encaminhamento da avaliação, entre em contato. 

Relembre que o cliente entrou em contato, solicitou o orçamento e que esse foi encaminhado no dia anterior. Depois, pergunte se ele conseguiu avaliar e se tem alguma dúvida. É importante mostrar interesse em ajudar o cliente e, de forma alguma, o pressione para fechar o contrato. 

Quando o resultado é negativo

É normal acontecer do cliente optar por uma outra controladora de pragas. A chave aqui é solicitar um feedback desse cliente e usar esse contato para entender o porquê dessa escolha. 

Registre todas essas informações em um só lugar. Com o tempo, você poderá observar quais são os principais motivos da desistência e analisar quais mudanças podem ser feitas. Se muitos optam por uma empresa que ofereceu um valor mais baixo, vale pensar se você não está cobrando muito acima da média. 

Se você oferece um melhor atendimento ou serviço, é importante passar isso para os clientes no primeiro contato e explicar no orçamento porque você cobra mais que os concorrentes e quais os benefícios que ele terá ao contratar você ao invés de outra dedetizadora. 

Seguindo essas dicas, você terá mais chances de conquistar clientes e fechar negócios. O software de gestão de controladoras de pragas SIS Controladoras automatiza os envios de orçamento para os clientes, facilitando ainda mais o atendimento da sua equipe.