Quer melhorar o seu pós-venda?

Publicado em: 26 de maio de 2020
Categorias: Gestão e Negócios
pós-venda

É comum no ramo de controle de pragas que as empresas simplesmente abandonam os seus clientes depois da dedetização por julgarem que o relacionamento chegou ao fim. Muitos não conhecem a prática de pós-venda.

Essa tática de marketing é um dos fatores que determinam uma venda futura. Pós-venda é mostrar que você se importa com a satisfação do seu cliente e quer solucionar o problema dele. 

E acredite: fidelizar é muito mais barato e eficiente do que conseguir novos clientes, sendo uma ótima ferramenta para você investir ou melhorar. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você melhorar o seu pós-venda e fidelizar seus clientes, podendo torná-los até divulgadores do seu trabalho. 

Conheça seu cliente

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de pós-venda é entender qual o tipo de cliente da sua empresa. Estabelecer esse perfil orienta todas as ações a serem desenvolvidas, garantindo mais assertividade e retorno nas vendas.

Essa etapa é importante para observar se suas estratégias de vendas estão alinhadas com o público que você quer alcançar. Se você utiliza estratégias como email marketing e redes sociais, é essencial produzir esse conteúdo com o seu público em mente. 

Para estabelecer o perfil do cliente, responda perguntas como:

  • Qual o cargo ou emprego do seu cliente?
  • Qual problema dele você pode resolver?
  • Como a sua empresa pode ser a solução desse problema?
  • Como ele gasta o tempo livre? 
  • Utiliza redes sociais? Se sim, quais?

Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma importante ferramenta para descobrir os pontos fortes e fracos do negócio, além de saber a impressão que o cliente tem da sua empresa e equipe. 

A maioria dos clientes está disposta a contribuir com críticas e sugestões, principalmente depois da compra. Então essa é a hora de você se mostrar interessado na opinião do cliente e solicitar um feedback.

Além de mostrar o valor do cliente e estabelecer uma relação de confiança e proximidade, você pode fazer perguntas sobre como foi o atendimento, por qual canal ele te encontrou, se está satisfeito com os serviços e preços oferecidos, entre muitas outras questões.

Esse formulário pode ser oferecido em formato impresso, ao final da visita, ou você pode oferecer um link de um formulário online por mensagem ou email. A segunda opção garante que os dados já sejam processados e mais fáceis de serem analisados. 

Entre em contato na hora certa

O pós-venda é uma etapa muito importante para a fidelização do cliente. Por isso, saber a hora certa de entrar em contato após a venda pode definir se esse atendimento terá ou não sucesso. 

O objetivo é garantir a retenção e recorrência da compra, então mostre o valor do cliente e não o bombardeie com informações que não sejam relevantes para aquele momento. O foco deve estar na qualidade do serviço que já foi entregue e na necessidade de fazer a dedetização novamente. 

Seja claro, sucinto e educado. Não envie uma quantidade grande de mensagens ou emails, entre em contato uma vez e aguarde o posicionamento do cliente. 

Ofereça benefícios ou descontos exclusivos

Todo consumidor gosta de promoções, ofertas e condições especiais. E quando essas estratégias estão ligadas ao fator exclusividade, os resultados podem ser ainda maiores. 

Crie campanhas promocionais exclusivas para quem já adquiriu seu serviço uma vez. Além de fidelizar clientes, essa estratégia é ideal para captar novos clientes que queiram aproveitar esses benefícios exclusivos.

Você pode oferecer um valor promocional para clientes residenciais que queiram refazer o controle de pragas ou oferecer um desconto caso eles indiquem um amigo. Para clientes no ramo de restaurantes, lanchonetes e grandes empresas que precisam fazer o controle com frequência, você pode oferecer um cartão fidelidade para descontos e benefícios exclusivos. 

Invista em um bom time de atendimento 

É comum observar empresas que mudam completamente o tratamento com o cliente após a venda. Essa mudança faz com que clientes sintam-se desprezados e abandonados pela empresa. Fica evidente o interesse da marca, única e exclusivamente, em vender os serviços, sem uma preocupação genuína com as pessoas. 

A qualidade deve ser observada em todos os canais de atendimento, com padronização das respostas. Melhore o seu atendimento ao cliente e tenha muitos benefícios para sua controladora de pragas. 

Um cliente insatisfeito durante o pós-venda representa prejuízo para a empresa. Além de não fechar negócio, ele pode influenciar outras pessoas que provavelmente escolheriam a sua controladora e que desistiram por causa de algum comentário negativo feito por um cliente anterior.

Então siga nossas dicas, invista em um bom relacionamento com os seus clientes, esteja sempre atento a melhorias e novas oportunidades de engajar com eles.