Controle de pragas: 5 fases do MIP e por que ele é eficiente

Controle de pragas: 5 fases do MIP e por que ele é eficiente

O controle de pragas é um processo eficiente para lidar com insetos, animais e outros organismos que causam danos às plantas, pessoas, pets, alimentos e outros bens. 

O MIP visa controlar as pragas em diversos ambientes, incluindo as áreas rurais, os jardins e os espaços urbanos. Ele se baseia em uma combinação de técnicas para erradicar ou minimizar os riscos que essas pragas oferecem. 

Existem algumas técnicas mais comuns de controlar as pragas, são elas: controle químico, controle físico, controle biológico e controle educacional. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, por isso, combiná-las é a melhor forma de alcançar resultados satisfatórios.

Para saber mais sobre o MIP, prossiga com a leitura!

Por que o controle de pragas é eficiente com o MIP?

O controle de pragas é mais eficiente com o Manejo Integrado de Pragas pois se trata de uma abordagem abrangente e adaptativa. 

Isso porque, ao invés de usar um método único, como o uso de pesticidas químicos, por exemplo, o MIP combina várias técnicas, como a prevenção, o monitoramento e os diferentes tipos de controle para erradicar as infestações.

Dessa forma, o controle se torna muito mais preciso e eficaz.

Controle de pragas: quais são as 5 fases do MIP?

1. Identificação e compreensão da espécie

A primeira etapa do Manejo Integrado de Pragas é identificar qual ou quais espécies estão presentes no local.

Isso é importante porque cada praga tem suas próprias necessidades e características, e entender essas informações é fundamental para determinar as melhores estratégias de controle.

Durante essa etapa, é importante acessar informações técnicas e científicas sobre as pragas identificadas, como hábitos alimentares, necessidades térmicas e de umidade, habitat e aspectos de reprodução.

2. Planejamento das ações de combate

Após a identificação das pragas presentes no local, o próximo passo é determinar o nível de infestação.

Geralmente, as infestações são classificadas como pouco críticas, críticas ou muito críticas.

Essa etapa é valiosa para estabelecer um plano de ação para o controle de pragas, incluindo técnicas de controle, frequência e intensidade das aplicações de inseticidas quando necessário, periodicidade das inspeções e utilização de armadilhas e outros equipamentos de controle.

Com o grau de infestação estabelecido, é possível criar um cronograma de atividades já com a periodicidade das ações definida.

3. Preparação do local e dos equipamentos

Esta fase envolve várias medidas pré-combate. A primeira medida é preparar o local, garantindo que a intervenção possa ser realizada com segurança e eficácia, sem causar danos ao patrimônio, aos funcionários e aos habitantes do local.

Dependendo do tipo de praga, também é recomendado instalar armadilhas, dispositivos de medidas de controle ou barreiras físicas.  

4. Implementação e avaliação das táticas de controle

Depois de aplicar os métodos de controle físicos, educacionais, químicos ou biológicos, é importante avaliar a eficácia do controle. Para isso, é necessário monitorar o nível de infestação após a aplicação e, se necessário, implementar medidas complementares.

5. Avaliação e monitoramento do Manejo Integrado de Pragas

A última etapa do MIP é avaliar os resultados. Esta etapa envolve verificar as taxas de sucesso dos métodos de controle de pragas selecionados e determinar se níveis aceitáveis foram atingidos. Se os resultados forem insatisfatórios, é necessário repetir as medidas ou selecionar um novo método de controle de pragas.

Software BENU: a opção mais completa para sua controladora de pragas

Como você viu, o Manejo Integrado de Pragas é um método eficaz para controlar as populações de pragas. 

Para oferecer esse serviço de maneira confiável aos clientes da sua controladora de pragas, você pode contar com um software de gestão desenvolvido por uma equipe que entende as necessidades desse mercado, oferecendo funcionalidades, ferramentas e inovações específicas para o setor que nenhum outro sistema oferece.

O BENU é o sistema da SIS Controladoras que vai ajudar você a modernizar o seu negócio. Teste grátis clicando aqui.