Por que ter uma base de clientes é tão importante para sua controladora de pragas?
Se você quer melhorar o fluxo de trabalho, mas sofre com informações descentralizadas, chegou a hora de mudar de estratégia. Hoje, coletar e armazenar dados em uma base de clientes é fundamental para otimizar os processos, comunicar-se com eficiência, aumentar a produtividade e impulsionar os lucros.
Se você ainda não está convencido da importância de registrar o histórico do cliente da sua controladora de pragas, apresentamos aqui os principais benefícios para você adotar essa prática o mais rápido possível. Confira!
Table of Contents
Importância da base de clientes
Comunicar-se bem e demonstrar interesse pelo comprador faz com que ele fique mais engajado com a marca e aumenta as chances de recompra. Quando você cria um vínculo com um cliente existente, as chances dele solicitar um novo serviço da sua controladora são maiores. Lembre-se sempre que é mais barato vender novamente para um cliente do que ir atrás de clientes novos.
Mas para que essa estratégia funcione, é necessário reunir todas as informações sobre os hábitos dos clientes, seus desejos e expectativas, se são pessoas físicas ou jurídicas, além de dados demográficos. Só assim você terá material suficiente para estabelecer o que você pode oferecer para o cliente, assim como qual estratégia seguir.
Principais vantagens da base de clientes
Motivos não faltam para estudar o perfil do cliente mais de perto. Confira os principais:
Visão abrangente da estratégia
Conforme o tempo passa e a quantidade de registros cresce, você começa a entender os pontos de dor, necessidades, desafios e interesses dos seus clientes. Se antes a empresa não sabia ao certo quantos clientes possuía, quais serviços consumiam e em quanto tempo voltavam a realizar mais vendas, agora é possível conhecer o retorno detalhado de cada consumidor e o que ele representa para a empresa.
Munido dessas informações, os seus times de vendas e de suporte ao cliente têm em mãos todos os itens necessários para construir um relacionamento rápido e robusto com os clientes. Se você identificar que há uma procura por um tipo de serviço que sua empresa não oferece, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para vislumbrar outros horizontes de negócios e aumentar a receita daquele cliente.
Sem contar que, ao coletar e armazenar as informações em um sistema digital e automatizada, as chances de erro humano caem drasticamente enquanto a sua equipe ganha uma visão clara de cada cliente.
Direcionamento das estratégias de fidelização
É fundamental manter-se focado e saber onde aplicar esforços e não adianta querer abraçar o mundo. Uma base de clientes deve voltar sua atenção à fidelização de seus clientes e se direcionar ao seu público-alvo.
Quem são seus consumidores potenciais? O que eles esperam? Quais são os serviços mais solicitados? Onde eles estão? A qual nicho pertencem, comercial ou residencial? Saber responder a essas perguntas possibilita direcionar estratégias para atingir as pessoas certas e garantir a fidelização.
E, se algo sair do eixo, você saberá a que recorrer, utilizando o histórico de vendas para identificar onde o problema iniciou ou qual é a insatisfação que está motivando a perda da clientela.
Aumento da chegada de novos clientes
Seguindo os passos anteriores, você terá clientes fidelizados e satisfeitos, o que irá atrair novos compradores. Isso porque, quando a empresa consegue superar a expectativa do seu consumidor, ele acaba sendo um divulgador da marca e dos produtos.
Esse é um processo contínuo, de permanente acompanhamento e evolução. A chave para fidelizar é surpreender: se o cliente acha que está sendo esquecido, possivelmente buscará a concorrência em busca de diferenciais.
O que eles querem? Um bom atendimento? Serviços diferenciados? Prazos de pagamentos maiores? Descontos e outros benefícios? Conhecendo o perfil dos seus clientes, é possível direcionar estratégias que possam atingir os desejos e necessidades que o consumidor possui.
Maior produtividade
Gerenciar o atendimento fazendo uso das novas tecnologias e ferramentas de automação aumenta bastante o nível de produtividade, uma vez que a equipe tem uma visão abrangente do público-alvo e os processos fluem em um ritmo mais rápido.
Dessa forma, sobra mais tempo para gastar em tarefas de maior valor, como o atendimento presencial, controle de estoque, atendimento a novas demandas, entre outros.
Felizmente, existem sistemas que fazem o trabalho duro, entendem as tendências do mercado e personalizam o atendimento de acordo com as necessidades dos clientes atuais e potenciais compradores.
O SIS Controladoras, por exemplo, dá acesso ao cadastro dos clientes, upload de fotos e mapas de endereço, estatísticas dos últimos 12 meses, preço médio das OSs, lucro médio do cliente, criação da Área de Clientes personalizada e muito mais!