Telemarketing: como turbinar suas vendas e aumentar seu faturamento com essa estratégia

Publicado em: 26 de novembro de 2020
Categorias: Gestão e Negócios
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O telemarketing é uma das práticas mais eficientes para conectar empresas e clientes ou potenciais clientes. Estabelecendo um canal de comunicação por telefone você presta um atendimento de qualidade, alcança mais clientes e cria relacionamentos mais humanizados com sua clientela. 

A presença desse recurso também ajuda de maneira significativa no fortalecimento da imagem da empresa no mercado. Quer saber como implementar um telemarketing efetivo na sua controladora de pragas? Continue acompanhando o nosso artigo! 

Vantagens de usar o telemarketing na sua controladora de pragas

Apesar da reputação duvidosa dos atendentes de telemarketing, quando feito da forma correta, ele pode trazer muitos benefícios para a empresa. 

Contato direto com consumidores

A principal vantagem dessa técnica de marketing é que você disponibiliza um canal rápido e direto para conversar com seus consumidores. Esse contato mais próximo aumenta as chances de sucesso e gera mais oportunidades de negócio.

Ele também influencia no pós-venda, já que o cliente consegue tirar dúvidas, fazer reclamações ou solicitar um suporte de maneira fácil e rápida. 

Base de clientes sempre atualizada

Ao estabelecer contato com os clientes ou potenciais clientes, é possível atualizar informações, conseguir dados adicionais e, assim, segmentar melhor o seu público. Com essas informações em mãos, é possível acompanhar as mudanças de hábitos e comportamentos do seu perfil de cliente.  

Humanização no atendimento

O autoatendimento virou uma tendência e muitas empresas têm optado por utilizar robôs ou chats para se comunicar com os clientes. Mas nada substitui o contato direto por voz na hora de criar vínculos e solucionar problemas mais complexos. 

Mas para isso, é importante escolher bem quais funcionários irão fazer o atendimento do telemarketing e oferecer um treinamento para que eles possam atender da melhor maneira possível. 

Padronização e controle do atendimento

Com as centrais de relacionamento e os softwares de gestão, é possível monitorar todos os contatos entre empresa e cliente. Assim, é possível integrar todos os canais e oferecer a mesma experiência para o cliente nas ligações, e-mails, mensagens e outras formas de comunicação. 

Como fazer um telemarketing de sucesso 

Planeje a ligação

Não adianta ligar e sair falando sem parar enquanto o outro lado da linha está mudo. Trate o telemarketing como uma ligação normal. Primeiro, é importante que o atendente se apresente, diga o nome da empresa e explique o porquê da ligação. 

Ao dar mais detalhes ou fazer perguntas, é importante ouvir com atenção e sempre mostrar interesse na fala do cliente. 

Prepare a sua equipe

Uma equipe de telemarketing deve saber como responder dúvidas, ouvir reclamações e fazer ofertas de forma educada. A intenção é que haja uma conversa entre a equipe e o cliente, então escolha o perfil de pessoas que:

  • Tenha vontade de aprender e estudar sobre sua controladora de pragas, os serviços oferecidos e como lidar com os principais problemas;
  • Tenha desenvoltura para lidar com outras pessoas;
  • Tenham paciência e saibam lidar com clientes estressados e mal educados;
  • Saibam se virar e responder de forma rápida e intuitiva. 

Tenha o histórico do cliente em mãos

Ao entrar em contato com um cliente ou potencial cliente, é preciso primeiro estudar quem é essa pessoa. Se já fechou negócio, há quanto tempo, se é um cliente residencial ou comercial, suas dores e necessidades. 

Com essas informações em mãos, o atendente estará mais preparado para oferecer a melhor solução para aquele perfil específico de cliente. 

Saiba ouvir um “não”

Você pode seguir todos esses passos e ainda assim a sua estratégia pode não funcionar. É preciso ter em mente que algumas pessoas não vão fechar negócio. Alguns podem ter acabado de dedetizar o ambiente, outros podem não querer renovar o contrato porque ainda não veem necessidade, por exemplo. 

Quando isso acontecer, treine a sua equipe para não forçar a venda. Isso pode queimar a reputação da empresa. Mostre todos os benefícios e problemas que o seu serviço resolve e, caso ele ainda assim não se interesse, utilize esse feedback para melhorar a sua estratégia. 

Faça mais do Telemarketing com o SIS Controladoras

O módulo de telemarketing do SIS Controladoras gerencia os retornos das ligações aos seus clientes, lembrando você e a sua equipe sobre quando entrar em contato com o cliente novamente. Com data e hora marcada, o sistema avisa aos membros da empresa sobre os retornos a serem realizados de forma prática e organizada.

Confira a lista completa de funcionalidades aqui