Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Gestão Empresarial para Controle de Pragas (Parte 2)
É comum o pensamento de que pequenas e médias empresas não necessitam tanto assim de uma gestão empresarial quanto grandes empreendimentos. Se esse é o seu caso e você não vê motivo para investir na gestão da sua empresa, vamos listar algumas vantagens desse processo na sua controladora de pragas:
- Redução de custos
- Aumento da lucratividade
- Aumento da eficiência e produtividade
- Otimização de tempo
- Maior integração entre os departamentos
- Uso adequado dos recursos disponíveis
- Tomada de decisões mais precisas e acertadas
- Definição e cumprimento de metas
- Processos menos suscetíveis a erros
Se você ainda não conferiu alguns dos requisitos básicos e essenciais para realizar uma boa gestão empresarial, clique aqui e confira a parte 1 deste artigo!
Já uma empresa de grande porte envolve um número maior de pessoas ligadas ao processo. Isso significa que o negócio vai demandar um gerenciamento mais complexo, mas que no fim das contas terá um impacto direto no negócio, assim como acontece nas pequenas e médias empresas.
Modelos de Gestão Empresarial
Existem três modelos de gestão empresarial:
- Cadeia de Valor: Esse modelo preza primeiramente pela análise de todas as atividades do negócio para só então determinar o valor que tem diante da concorrência e do público em geral. A Cadeia de Valor tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva no mercado, ao mesmo tempo em que reduz custos e eleva a rentabilidade dela.
- Ciclo de Inovação: Esse tipo de gerenciamento é voltado à criatividade e inovação. O objetivo é elevar o nível competitivo da empresa. O Ciclo de Inovação abrange algumas etapas, que passam pela criação, implementação e capitalização dos projetos.
- Ciclo de Deming: De acordo com esse modelo, que recebeu o nome do criador William Edwards Deming, qualquer ação passa necessariamente por 4 fases:
2.1 – Planejamento
2.2 – Desenvolvimento
2.3 – Checagem
2.4 – Ação
O intuito do Ciclo de Deming é tornar a gestão mais eficiente, a partir da melhora contínua de processos e ações.
Opções de Ferramentas Usadas na Gestão Empresarial
Análise Swot – Essa ferramenta é responsável por avaliar a competitividade de uma empresa. A análise Swot, em português, pode ser traduzida com a sigla FOFA:
F – Forças: São os pontos fortes da sua controladora de pragas
O – Oportunidades: São as perspectivas na relação com o mercado
F – Fraquezas: Representam os pontos fracos da empresa que fazem com que perca mercado, tenha prejuízos e custos maiores
A – Ameaças: São os riscos que a concorrência oferece.
Balanced Scorecard – Desenvolvida na Harvard Business School, essa metodologia toma como base a elaboração de um mapa estratégico até chegar a um plano de ação. O objetivo é mensurar o desempenho da empresa a partir do balanço e da análise de metas. É possível medir o desempenho a partir de quatro aspectos:
- Financeiro
- Processos internos
- Clientes
- Mercado
Cinco Forças de Porter – Esse modelo permite uma análise competitiva partindo das 5 forças de Michael Porter. São elas:
- Entrada de novos concorrentes no mercado
- Rivalidade com os concorrentes
- Ingresso de novos produtos
- Poder de negociação de fornecedores
- Poder de negociação de clientes
Business Model Canvas (BMC) – Essa ferramenta engloba as principais áreas da sua empresa e deve contar com o maior número possível de funcionários para ajudar a preenchê-la. Ela é uma solução visual extremamente útil para testar, criar ou revisitar um modelo de negócio. O BMC identifica:
- Os serviços ou produtos oferecidos pela empresa ao mercado
- As fontes de receita
- Definição do público-alvo do negócio
- Os gastos que envolvem o empreendimento
- Qual tipo de relacionamento estabelecido com o cliente
Matriz BCG – É um tipo de análise gráfica ligada ao valor de uma empresa e às soluções que ela oferece. A Matriz BCG costuma ser usada para checar qual a melhor estratégia a ser implementada para cada serviço ou produto.
Esperamos que esse guia (tanto a parte 1 quanto a parte 2) tenha ajudado você a ter clareza quando o assunto é gestão empresarial. Comece hoje a colocar em prática alguns desses processos listados aqui e veja, na prática, mudanças dentro da sua controladora de pragas. O uso de um sistema de gestão que contribua com essas tarefas também faz toda diferença para o empreendimento. É por essa razão que o SIS Controladoras foi criado: para facilitar e agilizar a vida dos donos e de funcionários de pequenas, médias e grandes empresas.
O SIS Controladoras conta com uma extensa lista de funcionalidades administrativas que não param de evoluir constantemente. São soluções inteligentes criadas para atender às principais demandas do dia a dia de uma controladora de pragas. São soluções práticas que nenhum software de gestão genérico do mercado oferece. Conheça na prática e comprove, a gestão da sua empresa só tem a agradecer!
Esse e outros artigos você confere no aplicativo Wiki Pragas, clicando aqui, disponível na Google Play ou pelo portal da Universidade das Pragas.