Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Gestão Empresarial para Controle de Pragas (Parte 1)

Publicado em: 9 de julho de 2019
Categorias: Gestão e Negócios

Para que uma empresa tenha atividades desenvolvidas com êxito, ela precisa necessariamente de uma gestão empresarial. Essa gestão nada mais é do que a forma como o negócio é administrado e conduzido, assim como os processos e pessoas que fazem parte dele.

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto para gerenciar com sucesso a sua controladora de pragas. Para alcançar os resultados esperados é necessário ter como referência os seguintes aspectos:

  • Cultura organizacional
  • Missão
  • Visão
  • Valores

Criar um ambiente de trabalho adequado, com profissionais engajados, motivados e produtivos, além de realizar um controle de qualidade efetivo vão aumentar muito as chances da sua controladora de pragas deslanchar no setor e ganhar destaque no mercado. E como fazer isso na prática? É o que veremos a seguir.

Boas Práticas da Gerência

Antes de entrar nas ações que precisa tomar, vale a pena destacar aqui algumas falhas de gestão que devem passar longe do seu negócio: gastar mais do que fatura; não ter práticas eficientes de cobrança; manter equipamentos obsoletos; não manter o foco na produtividade. Essas e tantas outras questões impedem a sua controladora de pragas de evoluir e se desenvolver de maneira saudável. 

  • Definição de metas/planejamento estratégico: Criar um planejamento começa antes mesmo do início do negócio. O recurso define as diretrizes e caminhos que devem ser feitos para que a ideia saia do papel e se concretize. Esse documento deve ser atualizado depois da abertura da empresa, que é um organismo vivo e está em constante mudança (com a ampliação da carteira de clientes, contratação/demissão de funcionários, correção de possíveis falhas etc.). Até mesmo nos momentos mais difíceis, como na demissão de colaboradores, o planejamento estratégico deve ser feito.  

.

  • Eficiência operacional: Uma controladora de pragas que seja eficiente consegue realizar mais atividades utilizando menos recursos. Empresas com esse perfil aumentam a produtividade dos funcionários; tornam processos produtivos ainda mais eficientes e reduzem custos em diferentes áreas. Como consequência, os clientes passam a ter serviços de mais qualidade.

 

  • Mensuração de resultados: Não há como gerenciar uma empresa que não pode ser medida. Então, avaliar o empreendimento por meio de números é uma boa forma de saber se o negócio está no caminho certo ou se precisa mudar de direção para continuar saudável. Utilize indicadores de desempenho estratégico, como: produtividade, eficiência, qualidade, lucratividade, entre outros.

 

  • Organização de processos / Uso de tecnologia: Se antes os processos e controles eram feitos manualmente, o que dificultava ainda mais a gestão empresarial, há algumas décadas esse processo foi facilitado com o uso da tecnologia. Hoje é possível encontrar sistemas que automatizam as atividades da sua controladora de pragas, como o software de gestão SIS Controladoras, que oferece diferentes recursos e funcionalidades. Esses recursos integram os vários setores da sua controladora de pragas e, com eles, é possível gerar relatórios para algo de fundamental importância: a análise profunda de dados. Mais uma vez citando o SIS, quando um serviço é agendado, realizado e devidamente registrado no sistema, de forma automática ele gera informação para diferentes áreas: cobrança (financeiro); faturamento e emissão de notas fiscais (administrativo); saída de produto (estoque) e reposição (departamento de compras). Isso apenas para mencionar algumas das funcionalidades mais simples oferecidas pelo sistema de forma automática, uma vez que você tenha registrado tudo nele de maneira correta e precisa. 

 

  • Análise de custos: Outra vantagem de ter um sistema eficiente é o registro do fluxo de caixa. Essa ferramenta é de vital importância para empresas de qualquer setor. A análise de custos tem impacto direto no negócio, então é preciso ter sempre a um clique os gastos com produção, impostos, gastos fixos etc.  

 

  • Qualificação profissional: Para sua empresa rodar de forma saudável, deve contar com um time qualificado. Uma gestão empresarial correta inevitavelmente engloba gerentes, supervisores e técnicos preparados para enfrentar o desafio de se dedicar ao negócio, sem esquecer da formação do próprio dono da empresa. É você, dono do empreendimento, que tem o compromisso de estar muito bem preparado e de tornar apto o funcionário que presta os serviços aos clientes. Sendo assim, cursos técnicos, profissionalizantes, de graduação e pós-graduação são algumas opções para quem está à frente do negócio.     

Clique aqui e confira na parte 2 deste artigo como pequenas e médias empresas podem fazer uma gestão empresarial eficiente.

Esse e outros artigos você confere no aplicativo Wiki Pragas, clicando aqui, disponível na Google Play ou pelo portal da Universidade das Pragas.