Email marketing: como se aproximar dos clientes com essa estratégia
Muitos acreditam que não vale investir em email marketing e que essa estratégia é ultrapassada. Mas o que eles não sabem é que o email ainda é muito utilizado e é uma ótima estratégia para fidelizar clientes com baixo custo.
Quando usado da maneira correta, o email marketing consegue atingir públicos de diversos lugares e é uma ótima ferramenta para você manter uma conversa direta com seus clientes. Por isso, reunimos as principais informações para você aderir a essa estratégia!
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Email marketing
O email marketing é uma forma de fazer publicidade online através do contato por email entre empresas e seus atuais clientes ou potenciais clientes. Por algum tempo, ele foi usado como forma de comunicação em massa.
Os disparos eram altos e as mensagens pouco relevantes trazendo transtornos para quem as recebia e um baixo retorno para as empresas que utilizavam essa estratégia. O que ocasionou essa “má fama” da estratégia, que é frequentemente relacionada com spam.
Com o avanço das estratégias e das ferramentas de disparo de emails, fez com que os emails passassem a ser usados de forma mais objetiva, levando em consideração os interesses e preferências do destinatário.
Hoje ele é bastante considerado nas estratégias de grandes empresas pois a interação não se perde. Ou seja, se seu conteúdo for interessante para o cliente, ele o deixará arquivado em sua caixa de email, diferente das redes sociais, onde as informações se perdem com mais facilidade.
Por que usar email na sua estratégia?
Entre as principais vantagens do email marketing, estão:
- Facilidade de alcançar pessoas: algumas não usam certas redes sociais, mas todo usuário de internet tem, pelo menos, uma conta de email;
- Possibilidade de usar diferentes formatos e tipos de material: imagens, gráficos, vídeos, links e outros;
- Personalização da mensagem: permite uma conversa próxima e direta com o público-alvo;
- Baixo custo: como já citamos, é possível fazer excelentes campanhas com um orçamento pequeno;
- Segmentação do público: com uma boa organização dos contatos, é possível otimizar os disparos, segmentando o público de acordo com as suas necessidades;
- Simples, fácil e efetivo: facilidade para planejar, enviar e medir resultados.
Estratégias de email marketing
Agora que você já entendeu o que é o email marketing e porque usá-lo, vamos te dar algumas dicas de como fazer isso. Há diferentes tipos de email, a depender da estratégia que você quer atingir com a sua controladora de pragas.
Newsletter
Vamos começar pelo mais simples: entregar conteúdo relevante. Newsletter são emails enviados de maneira periódica, normalmente a todos os seus contatos com o mesmo conteúdo.
Essa é uma boa maneira de espalhar notícias importantes, trazer novidades sobre a empresa ou assuntos relacionados ao controle de pragas e dedetização. Se possível, amplie o tipo de conteúdo para agradar a diferentes pessoas e perfis.
Campanhas promocionais
Aqui, esse promocional não significa divulgar apenas promoções e ofertas. Você pode oferecer um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Esse tipo de email é relativamente simples e tem um grande potencial de levar a mensagem certa para a pessoa certa.
Por isso, é importante entender perfeitamente para quem esse conteúdo está sendo direcionado e saber se ele interessa esse perfil. Por exemplo, se você criou um conteúdo gratuito sobre a importância do Manejo Integrado de Pragas para donos de estabelecimentos alimentícios, não adianta mandar esse email para seus clientes residenciais ou corporativos, certo?
Emails transacionais
Você já precisou recuperar a senha de algum serviço por email? Ou recebeu a confirmação do pedido de alguma compra online na sua caixa de entrada? Já baixou um conteúdo educativo e recebeu o material por email? Todos esses exemplos são emails transacionais.
Eles são bastante comuns em serviços, softwares e e-commerces, mas qualquer empresa que possui algum conteúdo para download pode aproveitar para usar o email de agradecimento após o download.
Outra forma de usar esse tipo de email é enviar um formulário de avaliação do atendimento depois de uma dedetização. Assim, além de iniciar o contato com o cliente pelo email, você consegue coletar dados da experiência do cliente com sua empresa e colaboradores.
Crie uma estratégia de email marketing com o SIS Controladoras
O sistema de gestão do SIS Controladoras envia automaticamente emails para os seus clientes com todas as informações necessárias sobre os seus serviços, propostas, orçamentos e muito mais. Uma vez configurado o sistema o seu único trabalho será garantir que cada cliente está sendo atendido da melhor forma possível.
Confira abaixo a lista completa de funcionalidades:
- Envio automático de email de orientações para serviço (sempre que um serviço é agendado);
- Envio automático de emails financeiros com boletos e notas fiscais;
- Envio automático de emails com orçamentos e propostas;
- Envio automático de emails de garantias vencidas;
- Envio automático de emails com relatório de MIP;
- Envio automático de pesquisa de satisfação.