Por que as pragas urbanas aumentam no verão?

Por que as pragas urbanas aumentam no verão?

Temperaturas altas e o aumento das chuvas comuns nesta estação do ano, formam o ambiente perfeito para a proliferação de pragas urbanas. Dessa forma, o controle de pragas e vetores se torna ainda mais necessário para garantir o nosso bem-estar e evitar riscos à nossa saúde. 

Mas afinal, o que são as pragas urbanas?

As pragas urbanas são espécies de insetos e outros pequenos animais que invadem o nosso espaço urbano, podendo picar, danificar objetivos, morder e até causar riscos à saúde humana.

As características biológicas dessas espécies fazem com que se adaptem facilmente a diversos ambientes, como casas, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios, tubulações de esgoto etc. 

Neste artigo vamos explicar por que a incidência de pragas urbanas aumenta no verão, quais são as pragas mais comuns nesta estação, além de te ajudar com algumas dicas de como se prevenir ou quais atitudes tomar quando as infestações saem do controle. 

Continue a leitura e confira!

Por que as pragas urbanas aumentam no verão?

Acúmulo de água devido a mais chuvas

O acúmulo de água pode ser o cenário perfeito para o surgimento de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes Aegypti.

Recipientes com água parada, principalmente em ambientes abertos, favorecem o desenvolvimento das larvas desses insetos, aumentando a quantidade de mosquitos. Esses locais também acabam fornecendo água para outras pragas como ratos, pombos e morcegos. 

Com a maior incidência de chuvas nesta estação do ano, os cuidados com água parada devem ser redobrados. 

Aumento da temperatura

O aumento da temperatura é outro fator que favorece o surgimento de pragas urbanas, isso porque esse clima acelera o ciclo de vida dessas espécies, aumentando assim as suas taxas reprodutivas.

Dias mais longos

Os dias no verão são mais longos que as noites, isso porque há maior incidência de radiação solar no hemisfério em que a estação está vigente. Dessa forma, as temperaturas altas permanecem por mais tempo, o que é agradável para grande parte das pragas urbanas. 

Maior crescimento de mato

De acordo com especialistas, os dias chuvosos, intercalados com dias muito quentes, acabam por acelerar o crescimento do mato, que cresce segundo alguns estudos de 5 a 10 cm por dia.

Esse ambiente é utilizado por muitas pragas urbanas como abrigo. Por isso, quem possui plantas e jardins em casa precisa tomar bastante cuidado.

Quais são as principais pragas urbanas que se proliferam no verão?

Aedes aegypti

O Aedes aegypti, mais conhecido como “mosquito da dengue” é uma das principais pragas urbanas que se proliferam no verão.

Além de ser uma praga urbana, este mosquito também é um vetor, pois pode transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Roedores

Os roedores são uma das principais pragas urbanas e rurais e são extremamente adaptáveis, por isso, têm facilidade em viver e criar colônias nos mais diversos ambientes.

Existem aproximadamente 2 mil espécies de ratos conhecidos, mas nem todas elas são consideradas pragas. Entre as principais espécies que são consideradas pragas urbanas estão as ratazanas, os camundongos e os ratos de telhado.

As doenças mais comuns transmitidas por esse animal são hantavirose, leptospirose, salmonelose e febre da mordida de rato.

Escorpiões

Os escorpiões são artrópodes que se alimentam de insetos. Todas as suas espécies são venenosas, porém cada uma com um grau de toxicidade. 

Os escorpiões mais perigosos que habitam o nosso país são os escorpiões-amarelos e os escorpiões-marrons.

Baratas

A grande vilã da maioria das casas são elas, as baratas. Além de causar aversão e medo na maioria das pessoas, elas também carregam em seus corpos uma variedade de fungos, bactérias e vírus que, ao entrar em contato direto com pessoas ou alimentos, podem agir como vetores de doenças.

Como prevenir infestações e o que fazer quando elas saem do controle?

Para se prevenir de infestações algumas atitudes básicas podem ser implementadas no seu dia a dia, como: manter os alimentos bem armazenados, vedar frestas, rachaduras e buracos, cuidar do acondicionamento dos lixos, manter o jardim sempre limpo, evitar o acúmulo de entulhos, não deixar água parada em recipientes, fazer o conserto de infiltrações e vazamentos, entre outras. 

Existem quatro fatores que propiciam a proliferação de pragas urbanas. Tomando cuidados com esses elementos, é possível evitar os incômodos e prejuízos causados pelas visitas dessas espécies. Clique aqui para conhecer quais são esses fatores.

Agora, quando a situação já saiu do controle, o ideal é procurar uma controladora de pragas para avaliar quais as melhores formas de combate para espécies que forem identificadas no local.