5 benefícios do manejo integrado de pragas agrícolas
O manejo integrado de pragas agrícolas consiste em um planejamento prévio de medidas que reduzem o uso de agrotóxicos na produção convencional com o objetivo de levar mais qualidade à produção com o mínimo de utilização de recursos que submetem o produtor a prejuízos econômicos significativos.
O estudo adequado na elaboração do manejo integrado de pragas agrícolas agrega conceitos de taxonomia, biologia e ecologia, que facilitam a identificação das pragas e dos inimigos naturais.
A partir daí, o monitoramento com base nas informações permite conhecer quais são os níveis de controle mais seguro e o correto manejo do agroecossistema, o que equilibra a plantação e previne perdas para o produtor e para a controladora de pragas.
A seguir, vamos demonstrar como a produção de relatórios autônomos pode gerir apropriadamente a produção agrícola.
Se o que você procura hoje é aprender um pouco mais sobre redução de custos com serviço bem prestado, este artigo é para você.
Table of Contents
Benefícios do manejo integrado de pragas agrícolas
Para que você entenda melhor, separamos 5 benefícios do Manejo Integrado de Pragas e como ele pode aprimorar os modos de ação no controle de populações e uso de controles biológicos. Vamos lá?
Diminui as perdas de alimentos
O quesito mais importante é permitir uma ampla produção com recursos que permitam o mínimo de perdas que impactam o orçamento final do cliente. Sei que agora você deve estar se perguntando: como o manejo integrado de pragas agrícolas diminui danos econômicos?
A resposta é simples: ele diminui a densidade populacional da praga. Com a associação correta de insumos e medidas, haverá um Nível de Controle (NC), corretamente monitorado por relatórios simplificados que poderão ser aplicados na cultura.
Permite o monitoramento dos tipos de pragas
Ao conhecer os tipos de pragas mais recorrentes na plantação, é possível realizar o manejamento integrado de pragas agrícolas e determinar o melhor momento para manejar as pragas na lavoura, além de compreender melhor qual o ciclo de vida dela, o dano que causa na plantação e, pela análise de seu comportamento, prever riscos potenciais de infestação. Com o correto preenchimento e estudo, há pouca possibilidade de surpresas no controle das pragas.
Reduz o uso de agrotóxicos
Com o aumento de controle das pragas, você vai observar redução de uso de agroquímicos: ao conhecer quais pragas habitam e interferem na produção, seu ciclo e impacto, você diminui custos com a aplicação de controles biológicos que reduzem em até 50% a utilização de agrotóxicos, o que aumenta a renda de produção por viabilizar a proteção da lavoura com uso racional de produtos de pulverização e, por fim, respeita os controladores com relação direta à estabilidade na produtividade.
Abrange outros tipos de prevenção, como as barreiras físicas
Quando falamos em manejo integrado de pragas, o termo fala por si: abrange integrações no controle de populações nocivas.
Entre as ferramentas adicionais mais utilizadas estão as barreiras físicas, sejam anti-insetos ou tipo de exclusão, com malhas com tamanho específico para evitar a entrada de pragas e até mesmo foto-seletivas, que bloqueiam a luz UV interferindo na visão, orientação e dispersão dos insetos, além das comuns redes tratadas com inseticidas.
O estudo adequado prevê a necessidade de controles químicos sem eliminar os consistentes resultados que os controles físicos podem oferecer.
Melhora a saúde dos trabalhadores do campo
Com a reunião de tantas informações, o quinto benefício é o resultado de todo o cuidado que o manejo integrado de pragas agrícolas pode oferecer. Ele evitará o uso indiscriminado de agentes e promover uma melhor qualidade de vida não somente à plantação, mas, ao trabalhador também, por desvincular o uso inadequado de agentes químicos que ele precisa enfrentar no dia a dia.
Escolha o que há de melhor no planejamento do manejo integrado de pragas agrícolas para sua controladora de pragas
Os recursos utilizados para o manejo integrado de pragas agrícolas são elaborados com correta alimentação e revisão do cliente agrícola, o que torna fundamental à controladora de pragas contar com sistemas que permitam a correta interpretação de dados.
Procure o que há de melhor na gestão e, ao pensar sobre sua escolha, determine a maneira mais eficaz para priorizar o bom trabalho, considerando a economia de pessoal e materiais.
Conheça os relatórios de manejo integrado de pragas agrícolas do SIS ControladorasFaça um teste grátis e comprove o que nosso software pode fazer por você.