Armadilhas para pragas: quais usar e como fazer o mapeamento

armadilhas

As armadilhas para pragas são parte essencial do Manejo Integrado de Pragas, ou MIP. Essa é uma ótima maneira de expandir os métodos de controle, reduzir custos e diminuir o uso de compostos químicos prejudiciais às pessoas e ao Meio Ambiente. 

Para saber mais sobre essa tática e os principais tipos de armadilhas, confira o artigo! 

Sistema de controle de pragas

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um sistema de controle que procura preservar e aumentar os fatores de mortalidade natural das pragas. Para isso, usa-se métodos de controle com base em parâmetros técnicos, econômicos, ecológicos e sociológicos. 

Assim, o MIP tem como objetivo atuar diretamente no meio em que vivem as pragas, intervindo de alguma forma em seu habitat, agindo diretamente sobre os 4 A’s: água, alimento, abrigo e acesso. 

Essa metodologia é mais sustentável e saudável para o ambiente em geral, pois utiliza menos compostos químicos, poluindo menos o ambiente, trazendo menos problemas de saúde às pessoas que vivem no local e reduzindo os cursos da dedetização. 

Por que utilizar armadilhas?

Seguindo essa metodologia de diversificar as táticas para reduzir as pragas, aliando outras formas de controle que não sejam o controle químico, temos as barreiras físicas. A principal delas são as armadilhas, que permitem um controle mais barato e, às vezes, mais preciso de controle.

Elas são essenciais no controle de pragas agrícolas, por garantirem um reforço do controle em grandes áreas, além de não interferirem no resultado das colheitas, como os compostos químicos. E também são muito importantes no controle de pragas urbanas, principalmente em estabelecimentos de produção alimentar. 

No mercado, podemos encontrar armadilhas com feromônios, luminosas e adesivas. Vamos ver cada uma delas a seguir. 

Principais vantagens das armadilhas:

  • Resposta eficaz e confiável do monitoramento de pragas;
  • Identifica o momento exato da intervenção com controle químico;
  • Permite a identificação e quantificação das pragas;
  • Redução de custos e menor contaminação de pessoas, meio ambiente e alimentos. 

Tipos de armadilhas

Armadilhas com feromônio

Os feromônios são substâncias secretadas para o ambiente, como odores e sinais químicos, que desencadeiam vários comportamentos nos insetos. O mais comum é o feromônio de atração sexual.

Essas armadilhas, além de terem baixo custo, fazem uma captura seletiva, detectam a espécie da praga e são ideais para identificar se há a necessidade de usar inseticidas no local. 

Armadilhas luminosas

Esse tipo de armadilha tem como objetivo atrair e capturar insetos de hábito noturno e que são atraídos pela luz, como besouros, moscas e mosquitos, mariposas, grilos e gafanhotos, cigarras, percevejos e cigarrinhas. 

As armadilhas luminosas interrompem o ciclo do inseto na fase adulta, uma vez que ele fica preso na armadilha. Elas podem ser inseridas em ambientes internos e, de preferência, em pontos altos e longe de obstáculos que possam impedir a visibilidade da luz. 

Armadilha adesiva

Essas armadilhas são compostas por cartões adesivos com resina e cera, que grudam os insetos na superfície. Com ela, é possível monitorar as pragas, além de identificar seus períodos de maior manifestação e controle.

Ideal para monitorar insetos voadores, como cigarrinhas, mosca-branca, mosca-negra-dos-citros, mosca-minadora, psilídeo, pulgão, mariposas e pequenos besouros.

Mapeamento inovador e inteligente

Agora que você já conhece as principais armadilhas e seus benefícios, está na hora de falar sobre mapeamento. É preciso controlar a quantidade de armadilhas e a localização de cada uma delas, além de saber quais foram consumidas e deterioradas. É preciso também saber se alguma foi danificada ou removida do local para que possa ser substituída. 

O SIS Controladoras pode e vai ajudar a sua empresa a cuidar de tudo isso. Com o módulo de marcação de armadilhas você pode adicionar mapas do cliente e fazer a instalação virtual dessas armadilhas. Você faz as marcações e o seu cliente pode visualizar o mapa que você criou diretamente na área de clientes do SIS Controladoras, já integrada ao site da sua empresa.

Tudo 100% online, muito fácil de usar e de atualizar. Você não precisa imprimir a todo momento novos mapas a seus clientes, eles mesmos podem verificar as atualizações na área de clientes do SIS. Mais uma exclusividade que só quem tem o SIS Controladoras pode oferecer aos clientes.

Também permitimos que o seu cliente relate que encontrou pragas, fazendo marcações diretamente em fotos do ambiente dele. Você e o seu cliente podem fazer as marcações, escolhendo qual tipo de praga foi vista e em que local, a quantidade, além de poder fazer um pequeno relato da situação.

Isso dispara um alerta para a sua controladora de pragas na esteira de avistamento e então a sua equipe pode tomar as medidas adequadas para tratar a situação. Essas marcações também são repassadas ao técnico aplicador da sua empresa. Juntamente com as OSs são impressas as fotos dos locais onde foram encontradas as pragas. Assim o seu funcionário sabe com exatidão onde estão os focos e trata o problema gastando menos produto e menos tempo.

Todas essas informações não ficam só com você. Elas também são repassadas ao seu cliente através do relatório de Manejo Integrado de Pragas (MIP).