Como elaborar um relatório de Manejo Integrado de Pragas

manejo integrado de pragas

O Manejo Integrado de Pragas, ou MIP, é uma alternativa moderna, ecológica e mais segura para fazer o controle de pragas. Essa técnica adota medidas preventivas e corretivas que visam evitar a penetração e/ou abrigo de infestações de animais, através da racionalização do uso de defensivos químicos para que os riscos de contaminação sejam controlados. 

Manter o controle e elaborar relatórios é uma parte muito importante desse tipo de manejo. Confira o artigo até o final e saiba mais sobre o relatório de Manejo Integrado de Pragas e o que é necessário para fazer o seu! 

Por que documentar o Manejo Integrado de Pragas é tão importante?

Aqui no Brasil, estabelecimentos de serviço de alimentos, como indústrias, restaurantes e lanchonetes, devem ter um programa de controle integrado de pragas documentado. Assim como hospitais, clínicas e mais alguns outros tipos de estabelecimentos.  

Esse conjunto de ações visa manter o nível populacional de pragas de um ambiente externo dentro de um nível aceitável e previne o acesso dessas pragas às áreas produtivas e de armazenamento de alimentos e materiais de saúde. 

O Manejo Integrado de Pragas é tão importante pois permite focar em medidas de barreiras físicas e utiliza a menor quantidade de produtos químicos possíveis, reduzindo o risco de contaminação para pessoas, alimentos, animais, utensílios e meio ambiente. 

O que deve constar no relatório MIP?

As definições deste relatório estão presentes na resolução RDC 275/02, que estabelece que os procedimentos referentes às operações de controle integrado de vetores e pragas urbanas devem conter informações sobre as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas. 

Também é necessário apresentar comprovante de execução de serviço fornecido pela empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária específica, quando fizer controle químico. 

Apesar de não existir um formato padrão único, o documento deve conter os seguintes tópicos:

  • Campo de aplicação: área em que foi realizada o manejo;
  • Referências; 
  • Definições; 
  • Descrição do procedimento; 
  • Monitoramento: o que foi feito, quando, como e por quem; 
  • Tomada de ação em caso de desvio; Desvio, correção e ação corretiva;
  • Verificação: o que foi feito, quando, como e por quem; 
  • Registros; 
  • Anexos.

Documentos necessários

Para realizar o Manejo Integrado de Pragas é necessário estar com a documentação da sua controladora de pragas atualizada. Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Licença sanitária;
  • Licença de operação;
  • Termo de responsabilidade técnica;
  • Registro da ANVISA e respectivas  fichas técnicas e FISPQ dos produtos químicos utilizados;
  • Contrato de prestação de serviço;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI) necessários e utilizados nos trabalhos de controle de pragas;
  • Cronograma de Atividades do Programa de Controle Integrado de Pragas, com o planejamento de visitas técnicas;
  • Certificado de destinação de embalagens contaminadas;
  • Certificado de capacitação com ementa do treinamento nos controles executados e em manipulação de agentes tóxicos, do funcionário que realizará a atividade, bem como sua ficha de registro na empresa, ficha de EPI e ASO (Atestado de Saúde Ocupacional). 

O que deve ser monitorado

Para a eficácia do Manejo Integrado de pragas, as etapas devem ser monitoradas e a instalação de detectores e armadilhas acompanhadas para prevenir a contaminação potencial. 

Um mapa de iscas e armadilhas deve ser mantido atualizado e os resultados da inspeção devem ser analisados para identificar tendências. Assim, quando se observar uma infestação, é possível colocar em prática medidas de erradicação das pragas identificadas. 

Mais agilidade no relatório de Controle Integrado de Pragas

Gasta-se, em média, 1 hora para cada relatório produzido. Isso sem contar o tempo de coleta de dados. Se você tiver 100 contratos, ficará 100 horas por mês em função de criar esses relatórios de Manejo Integrado de Pragas. Mais de duas semanas de trabalho.

Com o SIS Controladoras você não gasta nem um segundo com isso, já que o relatório MIP é gerado e enviado automaticamente aos seus clientes. Com esse diferencial competitivo a sua empresa se posiciona de forma muito mais profissional no mercado passando a integrar o grupo das melhores controladoras de pragas do país.

Nosso relatório de Manejo Integrado de Pragas é completo e fornece a lista de serviços executados com todas as informações de produtos aplicados, as observações feitas por seus técnicos durante a execução do serviço, adequações físicas e de espaço solicitadas a seus clientes, gráficos de consumo de iscas, gráfico de captura de ratos, gráficos de produtos utilizados, gráficos de avistamento de pragas, relatório de destruição de armadilhas e muito mais.

A partir daí você poderá ser procurado por um público cada vez mais selecionado, sendo capaz de realizar serviços para os clientes mais exigentes. Tudo isso coloca sua empresa em uma posição diferenciada, permitindo que você cobre mais pelos seus serviços.